E-book 
Como investir em tecnologia na minha escola?

Preencha nosso formulário e receba já o seu Ebook!

Untitled 2.001-2

Tecnologias educacionais não se resumem apenas a equipamentos e conexão com a internet.
Trata-se de um redesenho do projeto pedagógico que envolve planejamento, formação de professores, aquisição de dispositivos e softwares de qualidade, infraestrutura tecnológica e informacional das escolas, suporte e acompanhamento técnico-pedagógico. 

Destaques nesse e-book

  • O que é um projeto de tecnologia educacional

  • Como decidir a tecnologia ideal para o meu projeto

  • Modelos de uso de tecnologia dentro da escola

  • Elementos para avaliar seu investimento

  • O que é Custo Total de Propriedade e como calcular

  • Como o Apple Financial Services pode apoiar o projeto 

  • Como medir o sucesso do projeto de tecnologia

  • Dê o primeiro passo 

logo-sejunta-white2
Authorized_Reseller_Sejunta_wht

Preencha nosso formulário e receba já o seu Ebook!

iPad na Educação

A melhor ferramenta. O melhor custo-benefício.

Qual a diferença entre uma escola e uma empresa? Por mais que a Educação seja um direito de todos e a missão de muitos, não há, do ponto de vista gerencial, diferenças entre elas. Afinal, as instituições de ensino – em especial as particulares – estão sujeitas à mesma lógica de qualquer outro empreendimento. Ou seja: também visam ao lucro e precisam buscar a melhor eficiência de recursos possível. Para tanto, devem garantir a mais alta qualidade de seu serviço, o ensino, e realizar investimentos inteligentes, que tragam o maior retorno possível.

A tarefa de resolver essa equação pode parecer difícil. Mas, na verdade, não é. Basta adicionar um ingrediente para que a conta tenha sempre resultado positivo: o iPad.

Principal ferramenta da Apple para Educação, o dispositivo oferece excelência no ensino tecnológico em todos os níveis escolares. Além disso, a médio e longo prazo, garante o melhor Custo Total de Propriedade do mercado, dissolvendo aquela falsa ideia de que as soluções Apple são “caras”. O mito, acabamos de quebrar. Então vamos conhecer a verdade?

 

Sim, investir na tecnologia Apple sai mais barato.

Ao irmos às compras, para qualquer finalidade, é comum cometermos o erro de levar em conta apenas o preço “de prateleira” dos produtos: “se X está mais barato que Y, compro X”. Essa lógica, porém, se prova errada na maioria das situações e, sem sombra de dúvidas, não se aplica aos investimentos em tecnologia. Nesses casos, só conseguimos entender o preço real em prazos mais longos, de pelo menos 3 anos. Afinal, na prática, os custos vão além da aquisição de dispositivos. Assim, para compreender o preço real de um projeto de tecnologia educacional, é preciso levar em conta os custos de itens como:

  • Licenças de aplicativos, softwares e materiais didáticos;
  • Instalação e infraestrutura;
  • Manutenção e suporte;
  • Segurança;
  • Customização e integração aos sistemas da escola;
  • Melhorias de software e de hardware com o passar do tempo;
  • Valor de revenda.

Assim, quando todos esses itens são adicionados à equação, fica fácil perceber como o iPad oferece um Custo Total de Propriedade (TCO, na sigla em inglês) muito mais vantajoso que o da concorrência. A médio e longo prazo, o dispositivo da Apple desempenha melhor em cada um dos itens apontados.

 

Licenças de aplicativos, softwares e materiais didáticos

O iPad oferece de forma nativa e gratuita os apps mais utilizados por professores e alunos. Além disso, através do portal Apple School Manager, a escola consegue adquirir outros aplicativos com descontos de até 50% nas compras em volume. E pode, ainda, produzir e distribuir seus próprios materiais didáticos digitais, evitando os custos de aquisição.

Instalação e infraestrutura

A implementação do iPad é a mais fácil do mercado, podendo ser feita inclusive de forma remota. Ou seja, sem a necessidade de contato presencial entre técnicos e dispositivos. Na prática, isso economiza tempo e dinheiro para o setor de TI da escola.

Manutenção e suporte

Da mesma forma, o suporte ao iPad, quando necessário, costuma ser realizado de maneira completamente remota. Porém, na verdade, é raro que o equipamento precise de suporte. Afinal, os dispositivos Apple costumam exigir até 8 vezes menos manutenção que aparelhos de outras marcas.

Segurança e privacidade

O iPad possui avançados recursos nativos de segurança por criptografia, tanto em nível de software quanto de hardware. Isso dispensa os custos com aquisição de antivírus e sistemas adicionais, ao mesmo tempo em que garante a proteção de dados da escola, dos professores e dos alunos.

Customização e integração aos sistemas da escola

Através do portal Apple School Manager, que é gratuito, a escola consegue integrar ao ecossistema Apple todos os sistemas já em uso na instituição. Além disso, pode facilmente personalizar cada dispositivo, tanto de forma individual quanto em lotes. Tudo isso de forma remota e sem custos adicionais.

Melhorias de software e de hardware com o passar do tempo

Os equipamentos Apple são desenvolvidos para fazer com que software e hardware trabalhem em perfeita sincronia. Isso garante que, mesmo a longo prazo, não seja necessário fazer upgrade de peças e componentes. Já o sistema operacional iPadOS é atualizado frequentemente, e a nova versão sempre é disponibilizada de forma gratuita.

Valor de revenda

O valor residual de um dispositivo Apple após 3 anos de uso é de 25% do preço original. Enquanto isso, equipamentos de outras marcas têm valor residual de apenas 10%, em média. Ou seja, até mesmo na hora de ser passado adiante, o iPad continua trazendo benefícios financeiros para a instituição.